Top

Vitamina Lipossolúveis

VitaminasVitaminas2 - Vitamina Lipossolúveis

Vitamina Lipossolúveis

Vitamina A (retinol)

Óleo de fígado de bacalhau, lacticínios, ovos. Adicionada por lei à margarina em alguns países. O caroteno que pode ser convertido em retinol, encontra-se nas cenouras, espinafres e outros vegetais amarelos ou verde-escuros. Visão com luz difusa: saúde da pele, saúde das membranas, mucosas, crescimento.

Deficiência: provoca a cegueira nocturna e lesões na vista das crianças. Outros problemas com membranas como as dos olhos e pulmões podem tomá-las mais susceptíveis de infecção.

Excesso: Tóxica. Uma dose elevada durante um longo período pode matar. Demasiado caroteno pode tornar a pele amarela.

A vitamina A está armazenada no fígado. Só ocorre deficiência após um longo período de alimentação sem vitaminaA. A vitamina A poderá ajudar a proteger contra muitas formas de cancro, mas não está esclarecido se o tratamento com comprimidos de vitaminas (em vez das vitaminas que se encontram na comida) fará bem.

Vitamina D (colecalciferol ou ergocalciferol)

Peixes gordos (arenque, salmão, sardinha) e ovos. Adicionada por lei à margarina em alguns países. A incidência da luz do sol na pele é a sua fonte mais importante. Absorção de cálcio: utilizada na formação dos ossos e manutenção do cálcio do sangue.

Deficiência: Causa o raquitismo nas crianças, amolecimento dos ossos (osteomalacia) nos adultos.

Excesso: As doses elevadas depositam-se nos rins e podem danificá-los. Calcificação dos tecidos moles nas crianças.

Existe uma ligeira diferença entre a quantidade de nutrientes e a dose tóxica. Pode ser armazenada pelo fígado ou pela gordura do corpo. Uma boa dose por semana de alimentos ricos em vitamina D será suficiente.

Vitamina E

Muitos alimentos, especialmente o germe de trigo, óleo de girassol, ovos, farinha integral (de trigo), cercais, brócules, leite materno. Não se sabe para que precisam as pessoas dela. Cada espécie animal tem uma doença diferente devido à falta de vitamina E. por exemplo: os ralos necessitam dela para a fertilização normal.

Deficiência: Improvável nos adultos que têm uma boa alimentação. Nos bebés prematuros pode levar à anemia.

Excesso: Inofensiva ao que se sabe.

Uma vitamina em busca de uma doença, que se afirma ajudar a curar tudo, desde as doenças cardíacas ao comportamento sexual. Não há provas dos efeitos que tem nos seres humanos.

Vitamina K

Vegetais com (brócolos, alface, couve, folhas, espinafres), cereais. Coagulação normal do sangue.

Deficiência: Improvável de ocorrer. Também pode ser feita pelas bactérias intestinais. Não se vende como vitamina separada.

No Comments

Post a Comment