Top

Terapia do comportamento

images 7 - Terapia do comportamento

Terapia do comportamento

Trata-se de um método de alternativa para encorajar o controle do peso, amplamente utilizado nos Estados Unidos. O tratamento decorre durante 3 a 4 meses e passa-se muito desse tempo a aconselhar o paciente que sofre de peso excessivo. Não existem ainda dados suficientes sobre os diversos métodos experimentados para se determinar qual e o mais eficaz a longo prazo. Todos eles encorajam o paciente a conhecer-se a si mesmo e aos sinais do seu próprio corpo.

Tem sido sugerido que o trabalho a que nos damos em relação ao que comemos poderá estar relacionado com a extensão do nosso auto aprego, quanto maior for o cuidado, mais felizes nos sentimos connosco. Por isso as terapias encorajam as pessoas a comer mais lenta e cerimoniosamente. Os inquéritos revelaram que muitas pessoas gordas comem muito depressa. Frequentemente fazem qualquer outra coisa conversar, ver televisão ou trabalhar. Na altura cm que começam a tomar consciência da comida e a tomar-lhe o gosto, já a acabaram, pelo que vão comer mais para satisfazer as papilas gustativas. É dito aos pacientes que geralmente procedem assim que coloquem num prato tudo o que vão comer, se sentem, olhem para a comida e a provem, e depois a mastiguem lentamente, para tirarem o máximo prazer consciente do acto. Isto deverá diminuir o desejo de se servirem segunda vez e 6 uma dieta útil para todas as pessoas.

Um método terapêutico típico começa com o autocontrole. Os pacientes anotam tudo o que comeram ou beberam, quando c onde o fizeram, o que estavam a fazer, como se sentiam, se tinham muita fome, etc. Ao descobrir as condições que os encorajaram a comer, podem aprender a determinar a associação entre o estímulo ambiental e o acto de comer certas pessoas recorrem a um pacote de bolachas, para compensar a sua sensação de frustração, por exemplo, de cada vez que pensam que foram dominadas.
Uniu vez que as pessoas tomem consciência do tipo de hábito, passam a comer menos, embora levem meses a perder a reacção automática da fome. Os pacientes são também encorajados a procurar fazer outra coisa quando sentem vontade de comer. Os apelos da fome podem ser esquecidos se a pessoa se dedicar a outra actividade que a distraía suficientemente ler um bom livro ou tricotar um padrão complicado. Também aprendem técnicas de relaxação c a maneira de lidar com as pessoas que as forçam a comer. E vulgar os amigos ou familiares encorajarem  paciente a manter-se gordo. A perda de peso altera muitas vezes o relacionamento e as pessoas gordas e ou as suas famílias nem sempre podem enfrentar isso e as novas pressões que lhes são impostas. Nesse caso a gordura poderá ser preferida como um mal já conhecido em lugar de outro ainda desconhecido.

No Comments

Post a Comment