Top

Sintomas de Renuncia

phpThumb generated thumbnailjpg - Sintomas de Renuncia

Sintomas de Renuncia

Quando deixar de fumar pela primeira vez sentirá sintomas de renúncia e, durante alguns meses, não conseguirá eliminar a possibilidade de recidiva. Tremuras, transpiração, irritabilidade, ansiedade e insónias são sintomas habituais mais ou menos intensos: em geral, os sintomas poderão ser mais violentos e prolongados se estiver muito viciado, mas os sintomas violentos não costumam durar mais de 1 mês a 6 semanas e podem até desaparecer mais cedo. Se a dependência do hábito de fumar é puramente psicológica, os sintomas embora desagradáveis, desaparecerão em 3 ou 4 semanas. Contudo, a dependência psicológica pode ser um factor tão forte como o vício físico. Isto está relacionado com o ritual e o hábito de fumar também à convicção de que fumar é relaxante. Pode igualmente verificar que tem mais vontade de comer, o que, em parte, poderá ser uma reacção fisiológica ao enfraquecimento anterior do apetite e, em parte, uma actividade de compensação. Nalguns casos, isso passa depressa mas há pessoas que sentem ânsia de comer durante meses. De um modo geral, se o seu regime alimentar é equilibrado e não costuma comer entre as refeições, verá que o seu apetite se torna mais saudável e a digestão se faz mais facilmente. Se notar o aumento de peso ao princípio, verá também que aos poucos desaparece. Mascar uma pastilha elástica sem açúcar é uma boa solução quando sentir muita fome. Durante a fase de renúncia, muitos fumadores acham que lhes faz bem tomar doses suplementares de complexo B, que tem um efeito calmante, e de vitamina C, que ajuda a compensar a perda do fumo.

Nas pessoas que param imediatamente de fumar em vez de gradualmente diminuírem o hábito, verifica-se em geral uma redução acentuada, da ânsia de fumar mais ou menos uma semana mais tarde, ao passo que, infelizmente para aqueles que o reduzem gradualmente a ânsia mantém-se. Mas se o organismo se for habituando, durante um certo período, a uma porção menor de nicotina, se fumar menos cigarros e se se adaptar a uma percentagem mais baixa de alcatrão toma-se mais fácil romper com o hábito.

Qualquer que seja o método a usar, é preciso determinação para o levar até ao fim. Mas a sensação de conquistar a saúde que o abandono do hábito de fumar proporciona é mais do que uma grata recompensa.

 

No Comments

Post a Comment