Top

Rótulo dos alimentos

rotulo a identidade do alimento 1 237 - Rótulo dos alimentos

Rótulo dos alimentos

Nos EUA, os rólulos dos alimentos contêm, geralmente, informação sobre os nutrientes e que facilitam a verificação da quantidade de gorduras, por exemplo, que cada dose contém. Mas o termo carbo-hidratos refere-se a amido e açúcar. E a prodigalidade de informações técnicas deste rótulo poderá confundir o consumidor em vez de o ajudar.

Os ingredientes deverão ser indicados por ordem decrescente de peso. Verifique a posição das gorduras, açúcar e sal na lista. Para o produto acima, a mistura de óleos utilizada depende dos tipos de óleo que na altura, são menos dispendiosos.

O regulamento da CEE dá os nomes de código dos aditivos (E 320, em baixo) que podem ser identificados consultando um livro. Na Inglaterra os rótulos só precisam de indicar a função de um aditivo (por ex., óleo de limão, hidroxianisol butilado), e alguns produtos, incluindo as bolachas, não precisam ainda de indicar qualquer lista de ingredientes e só o fazem para exportação. Nos EUA, tanto o nome como a função dos aditivos têm de ser indicados na lista de ingredientes.

O nome de um produto diz muito. A maior parte dos países não permite a indicação de um ingrediente no título, a menos que o produto contenha uma proporção significativa desse ingrediente, como acima. Os rótulos franceses, espanhóis e italianos indicam as proporções exactas dos ingredientes considerados cruciais para as suas versões do título do produto (passas e manteiga), bem como a proporção de gengibre.

No Comments

Post a Comment