Top

Retirar o stress das relações pessoais

images 212 - Retirar o stress das relações pessoais

Retirar o stress das relações pessoais

O relacionamento entre as pessoas requer que sentimentos, necessidades e desejos sejam expressos de modo directo, não acusador nem conflituoso. Expressar emoções fortes, quando as tensões sobem, só não é ofensivo se forem expressas de modo construtivo e no respeito pela sensibilidade da outra pessoa. Lembre-se que nada nem ninguém o irrita. A cólera é sempre provocada por si; como tal, pode ser manipulada de modo positivo. Refreá-la é nocivo, porque pode constituir uma das formas mais poderosas de stress.

Igualmente importante, visto que você também diz o que tem a dizer, é estar preparado para ouvir críticas à sua pessoa sem reagir à acção de criticar. Em vez de reagir mal analise a crítica que te é feita. Oiça o que lhe estão a dizer, faça um juízo de valor e depois escolha entre mudar o seu comportamento ou expor as suas razões. Ouvir e ajuizar do que lhe dizem permitir-lhe-á saber como as outras pessoas o vêem, e aceitando a crítica ou explicando calmamente porque não a aceita, evitará um confronto causador de stress. Esclareça os mal-entendidos de modo a chegar ao entendimento mútuo. Se alguma coisa pode ser alterada para que haja harmonia, não hesite. Se não for possível, a melhor solução para evitar mais acrimónia é aceitar a discordância.

Vale a pena lembrar que sempre que você adoptar um determinado comportamento está a dar força à ideia que o motivou. Se você reagir mal às críticas, ou se ficar amuado em reacção, por exemplo, a uma rejeição real ou imaginária, fica ainda mais convencido de que essas são as reacções correctas. Dando à sua reacção uma forma mais positiva, e repetindo-a, verá a pouco e pouco que a nova reacção é que está correcta.

No Comments

Post a Comment