Top

Profissões de alto risco

nao se deixe vencer pelo alcool - Profissões de alto risco

Profissões de alto risco

Certas profissões e estilos de vida estão associados em proporção maior aos problemas do álcool. Estes culminam nos índices de mortalidade por cirrose do fígado, que são considerados indicadores seguros da extensão da dependência do álcool. Os que correm esse risco são jornalistas, donos de garagens e médicos, com um índice de mortalidade por cirrose 3 vezes superior à média; elementos das forças armadas, proprietários de restaurantes e corretores de seguros, 4 vezes; pescadores, marinheiros e empregados de bares 6 vezes; e no topo da escala, gerentes de bares e taberneiros, com um índice de mortalidade 16 vezes superior.

As profissões e estilos de vida associados a um índice elevado de dependência do álcool contêm um ou mais dos seguintes factores: rápido acesso ao álcool, pressão social regular para beber, normalidade ausente muitas vezes, ou por um longo período, nas relações de convívio ou sexuais, permanência fora de qualquer controle e stress elevado. Se tem uma profissão de alto risco ou se, pelo menos, ela inclui um factor de alto risco, você pode ter necessidade de fazer um esforço consciente para manter um nível moderado de bebida. A maioria dos problemas relacionados com o álcool, integram-se nas seguintes áreas:

• Saúde física e mental: perturbações do cérebro, perturbações do aparelho digestivo tais como gastrite e úlceras pépticas, fígado adiposo, hepatite e cirrose, cancro de várias espécies, doenças de nutrição, perturbações do metabolismo, maior risco de lesão, acidente ou morte, devido à reacção com outras drogas, perturbações emocionais, depressão, colapso e suicídio.

• Relações familiares e sociais: violência com a família e negligência em relação aos filhos, dívidas, separação, abandono e divórcio, perda dos interesses e actividades exteriores, perda de amigos e da casa e pobreza.

• Profissão: relações profissionais insatisfatórias, não cumprimento de horários e absentismo, rendimento profissional baixo.

• Lei: embriaguez em público, transgressões na condução, roubo, violência, crimes sexuais, assassínio.

À medida que for bebendo com mais intensidade, aumenta a gravidade e a violência dos problemas derivados do álcool.

No Comments

Post a Comment