Top

Porque Fuma?

7055827 close up of cigar and pile of tobacco on white background - Porque Fuma?

Porque Fuma?

As razões que os fumadores invocam para fumar dividem-se em 6 categorias básicas. Para descobrir as principais razões por que fuma classifique cada afirmação com:

5 é sempre verdade;
4 é frequentemente verdade;
3 é às vezes verdade;
2 quase nunca é verdade:
1 nunca é verdade;

Onze ou mais pontos na mesma categoria é uma pontuação elevada; 7, ou menos, é baixa: no meio está na média. Se for alta em várias categorias, tem uma motivação complexa para fumar e será muito. Se nenhuma das suas pontuações for elevada, cessar o hábito deve ser fácil.

Se a sua pontuação for alta uma actividade de substituição como, por exemplo, exercícios físicos vigorosos, ajudá-lo-ão a cortar com o hábito de fumar. Se introduzir um breve período de exercício físico na rotina diária, sentir-se-á fresco quer mental quer fisicamente.

Se esta é a razão fundamental por que fuma, tente ocupar as mãos de outra maneira faça rabisco ou brinque com um lápis, chave, anel ou conte as contas de um colar.

Fumar para se sentir relaxado ou para encontrar uma fonte de prazer é um hábito que pode anular se honestamente tiver em atenção os seus efeitos nocivos e perigosos. Uma maneira ainda mais concreta de lhe pôr fim é praticar uma das técnicas de relaxamento.

Se fuma para libertar as tensões, a prática de uma actividade física, combinada com uma técnica de relaxamento a que pode recorrer em períodos de tensão, serão uma ajuda.

Se é essa a causa de fumar, tem de encontrar um motivo forte para desistir. Pode reforçar a motivação da desistência, fumando o dobro ou o triplo da quantidade de cigarros que normalmente fuma durante vários dias, até que os venenos do cigarro lhe provoquem náuseas.
Mantenha essas condições até o desejo de fumar desaparecer. Os sintomas fortes não se prolongam em geral para além de 6 semanas, muitas pessoas sentem-se perfeitamente bem ao fim de 3 ou 4 semanas. Lembre-se que os sintomas passam de facto e o desejo efectivamente desaparece.

No Comments

Post a Comment