Top

Perturbações digestivas

images 211 - Perturbações digestivas

Perturbações digestivas

A maioria das pessoas teve já perturbações digestivas de pequena importância, ou diarreia, em consequência de um aborrecimento ou ansiedade a relação entre as emoções e o aparelho digestivo é facilmente reconhecível. Sintomas vários podem resultar de um stress prolongado e de ansiedade. Daí derivam perturbações intestinais como obstipação ou diarreia ou, mais frequentemente, os dois extremos alternam-se. Surgem muitas vezes, espasmos dolorosos ou cólicas no abdome, mas mais frequentemente no baixo-ventre. Pode também sentir-se o abdome enfartado e ter náuseas.

Outro sintoma comum é a dificuldade de engolir e a sensação de uma bola na garganta». Todos estes sintomas de perturbações digestivas são muitas vezes acompanhados por outras provas da existência de stress.

Resolvido o problema orgânico e não havendo causas de stress na dieta alimentar, o tratamento mais eficaz dessa situação começa com a análise do estilo de vida da pessoa e das relações pessoais susceptíveis de causar stress. Um amigo interessado, ou o médico, podem ajudar a resolver o problema. O passo seguinte é melhorar o estilo de vida e normalizar as relações provocadoras de Stress. De acordo com o Dr. John Fielding, medico consultor do Hospital de Jcrvis Street, de Dublin, a terapia medicamentosa é totalmente desconcertante nestes casos. Mas salienta que doente deve ter em conta que o seu problema não tem «só a ver com a mente», apenas porque não e evidente o lado orgânico da doença. Na verdade, o Dr. Fielding frisa que a distinção feita por muitos médicos entre perturbações orgânicas e funcionais (psicossomáticas) têm de ser revistas, porque muitos problemas que ao princípio são psicossomáticos acabam por ser orgânicos. As úlceras gástricas e duodenais são os exemplos mais evidentes de problemas que começaram por ser funcionais e se tornaram lesões orgânicas.

No Comments

Post a Comment