Top

Hábitos

images 63 - Hábitos

Hábitos

Toda a gente introduz um certo grau de habituação na sua vida. Em relação ao stress, impõe-se a seguinte pergunta: os seus hábitos contribuem para o reduzir ou para o criar? Como já se disse, é mais fácil ser você e os seus hábitos a mudar do que o resto do mundo. Alterar os seus hábitos a mudar de modo a comer melhor, a dormir melhor e a fazer mais exercício físico, colherá verdadeiros dividendos em termos de redução de stress, melhoria da saúde e elevação da sensação de bem-estar. Vale a pena salientar aqui o papel que os exercícios físicos têm na redução do stress e melhoria de saúde. Há muita gente que não faz exercícios físicos, apesar de o corpo estar destinado à actividade. A medida que o exercício estimula a circulação, duas ordens de fenómenos se produzem: reduz-se a quantidade de ácido láctico, o qual não só torna o corpo cansado e embota o cérebro, como também aumenta a ansiedade, e a produção de adrenalina e noradrenalina, que se ligam a uma sensação geral de satisfação e vivacidade. Embora dar a volta ao quarteirão, ou qualquer exercício do género, não vá resolver todos os problemas, tem no entanto, um efeito revigorante no espírito e no corpo porque ajuda a expulsar a letargia e o aborrecimento e até alivia a depressão.

Pode mesmo constituir um escape da agressividade (o que particularmente se verifica nos desportos de competição) e das emoções reprimidas. Os hábitos de comer, dormir ou praticar exercício são fáceis de reconhecer, mas há outros mais subtis que podem afectar a sua capacidade de enfrentar o stress. Talvez nem tenha consciência deles. Por exemplo, tem o hábito de adoptar uma expressão grave, sisuda e dura? É, no entanto, igualmente fácil mostrar-se despreocupado e sorrir. O que há de estranho nisso é que as suas emoções correspondem à sua expressão e vice-versa.
Que imagem tem de si próprio? Corresponderá à que os outros têm de si’? Se não houver harmonia no meio ambiente, quer seja o da profissão ou o de casa, pode estar a dar uma impressão de infeliz que induz ao stress. Por outro lado, uma palavra amiga, um sorriso, interesse pelos outros, tolerância e elogios em vez de críticas levarão a uma corrente de calor e felicidade que reduz muitíssimo o stress. As mudanças da maneira de pensar e do comportamento requerem grande esforço mas os resultados justificam-no.

No Comments

Post a Comment