Top

Escolha o desporto certo

images 14 - Escolha o desporto certo

Escolha o desporto certo

O tempo é muitas vezes o factor decisivo na escolha de um desporto; não só o tempo para o praticar como o tempo para as suas preparação, recuperação e deslocação, com todo o problema do seu ajustamento à actividade laboral, às refeições, aos compromissos sociais e ao sono. Se é esta a sua maior preocupação, escolha uma actividade como jogging ou ciclismo que implique pouco tempo extra e preocupações mínimas. Qualquer que seja o desporto, são importantes o período de aquecimento e de arrefecimento, para preparar antecipadamente o corpo para o esforço e torná-lo menos atreito a acidentes e rigidez após o exercício.

Os ectomorfos podem ser altos e magros ou em casos extremos, excessivamente magros. Aumentam de peso com dificuldade, o que pode ser uma vantagem, mas também lhes custa mais ganhar músculos, o que lhes dá uma baixa proporção força-peso, embora sejam mais fortes do que parecem. Podem ser excelentes nos desportos tais como corrida de grande distância em que a força muscular não é tão importante quanto a preparação cardíaca e pulmonar. Os jogadores de basquetebol são exemplos deste tipo.

Tarzan era um mesomorfo — neste caso a palavra-chave é músculos. Os mesomorfos são fortes por natureza, bem constituídos, mas ágeis, e, assim, bem adaptados à maioria dos desportos. No entanto, podem prosperar sem treinos regulares. Encontra-se este tipo nas corridas de velocidade, concursos de constituição física ou desportos de violência física, como as artes marciais e todos os tipos de futebol.

Os endnmorfos são roliços. Com o corpo bem revestido, têm tendência para engordar e em geral são fracos relativamente as suas dimensões. A vantagem no tamanho e no volume toma-os bons halterofilistas, lutadores e lançadores do peso, mas podem necessitar de trabalhar muito para criar músculos e ficar em forma. Também são bons em bowling e tiro ao alvo. Os nadadores de fundo, que tendem a exagerar a sua capacidade de acumulação de gordura para suportar muitas horas em água fria, são normalmente endomorfos.

Se é fisicamenie forte, mas sabe que a reserva de energias é limitada se preferir uma actividade de impulsos curtos e fortes, escolha um desporto em que aplique o seu vigor, e melhorará a preparação cardíaca e pulmonar. Se tem natureza competitiva, experimente uma actividade de equipa embora isto não o vá ajudar a descontrair, se normalmente está tenso e ansioso. Muitas pessoas acham que a camaradagem de uma equipa as encoraja a manter a actividade e mesmo a treinar com mais frequência. Sentem-se motivadas por fazerem parte de um grupo com um único objectivo, e muitas vezes beneficiam duma sensação de apoio. É mais importante fazer algo com regularidade do que ter acessos de entusiasmo. Deverá dedicar pelo menos 3 sessões por semana a uma forma qualquer de exercício, para haver um efeito mínimo. Se escolher algo de que goste e que se adapte as suas exigências, mais facilmente se lhe dedicará. O quadro de actividades nas páginas seguintes apresenta listagens de algumas possibilidades. Todas elas proporcionam algum benefício de preparação: a cada uma serão atribuídos escalões nas diferentes áreas, para que possa escolher os desportos que totalizam as suas forças ou melhorarão as áreas em que tem consciência de estar mais debilitado.

 

No Comments

Post a Comment