Top

Dieta com baixo teor de gordura

images 61 - Dieta com baixo teor de gordura

Dieta com baixo teor de gordura

Uma dieta recentemente criada, que muitos nutricionistas consideram mais saudável que a de baixo teor de hidratos de carbono e mais eficaz que uma resolução não estruturada de comer menos, é a dieta com baixo teor de gordura. Tão fácil de seguir como a de baixo teor de hidratos de carbono, é mais bem equilibrada, visto que encoraja o consumo de muitos  irritantes massas e fibras e restringe as gorduras e açúcares. Dado que as gorduras fornecem pelo menos o dobro das calorias dos hidratos de carbono, esta dieta faz realmente mais sentido. A redução do consumo de gorduras tem ainda a vantagem de reduzir o nível de colesterol do sangue e portanto os riscos de doença cardíaca.

Para fazer esta dieta, os alimentos são ordenados segundo a sua percentagem de gordura, de modo que apenas se consuma uma quantidade limitada de gordura por dia. Em geral, os alimentos que contêm muita gordura são também aqueles que contêm maior número de calorias: alimentos como o queijo, as natas, as nozes, as amêndoas e avelãs e as carnes gordas. Há alguns aditamentos a fazer à regra do baixo teor de gorduras. O açúcar também deve ser limitado, porque contém muitas calorias sem ter outro valor nutritivo. O álcool também deve ser restringido (como numa dieta de baixas calorias). Pode-se comer tanto quanto se desejar dos alimentos que não contêm gordura: pão, fruta fresca, a maior parte dos vegetais, massas, arroz e a maioria dos cereais de pequeno-almoço.

Seguindo estas regras, não é difícil aderir a uma dieta de apenas 1000 calorias por dia. As experiências têm demonstrado que esta dieta e eficaz e fácil de seguir: há quem tenha perdido 13 kg em poucos meses. Além disso, tem uma vantagem psicológica, pois a pessoa sabe que se tiver fome, poderá sempre comer alimentos que contenham pouca ou nenhuma gordura sanduíches de tomate ou pepino (sem manteiga nem margarina, evidentemente), ou uma pratada de batatas. As pessoas que fazem dieta queixam-se frequentemente de sentirem o estômago vazio e de lhes fazerem falta alimentos que as satisfaçam e as encham.

Elevado teor de gordura

Pera-abacate: a maior parte das nozes frutos: balatas fritas: enchidos, bacon, presunto, came de porco, bifes, língua, cabrito, ganso: cavala, arenque, atum enlatado, arenque fumado, sardinhas; leite com nata, natas, queijo-creme, queijo curado. Camembert, manteiga, margarina, banha, óleo c azeite: bolachas, bolos, pastéis: pâté, molho francês, maionese, gelados.

Moderado teor de gordura

Grão-de-bico, soja, Azeitonas, frango, pato, peru, vitela, coelho, rins, fígado, pâncreas de vitela, salmão, truta, ovos; farinha de soja (com gordura); pasta de peixe, pasta de carne, manteiga de amendoim, sopas cremosas.

Baixo teor de gordura

Frutas, a maior parte dos vegetais (excepto grão-de-bico. feijão de soja); dobrada, caracóis: peixes brancos, crustáceos, soro de leite coalhado, leite desnatado; queijo tipo Cottage, iogurte: farinha de trigo e milho, pão, cereais para pequeno-almoço,  spaghetti, arroz, flocos de aveia, ketchup, sopas leves, ervas aromáticas e especiarias, bebidas não alcoólicas com baixas calorias.

No Comments

Post a Comment