Top

Descontrair os Músculos

22 - Descontrair os Músculos

Descontrair os Músculos

Deite-se de costas no chão ou numa cama. Se não sente a parte inferior das costas bem instalada, ponha uma almofada por baixo das coxas; ou deite-se de lado e adapte as instruções a essa posição esta posição é boa para o período final da gravidez.

1 Coloque as mãos sobre a pélvis ou no chão ao lado do corpo. Estique bem a parte anterior do pescoço, dobrando o queixo. Se for necessário, coloque uma almofada ou travesseiro debaixo da cabeça.

2 Faça pressão com a cabeça e os cotovelos contra o chão. À medida que levanta a nuca lentamente do chão puxe os ombros para baixo afastando-os das orelhas. Pouse a cabeça de novo no chão.

3 Pense na sensação de bem-estar e de libertação no seu pescoço depois de o estender completamente. Se ainda sente alguma tensão, rode lentamente a cabeça de um lado para outro, sem a levantar do chão e solte ao princípio.

4 Afaste os cotovelos para o lado sem os levantar; como está a tentar relaxar-se, deixe-os ficar apoiados no chão. Um sintoma vulgar de tensão é trazer os braços muito junto ao corpo.

5 Estique os dedos e deixe-os Talvez você lenha tendência para apertar as mãos desnecessariamente no dia-a-dia: repare no que sente quando, ao contrário estica os dedos.

6 Comprima lodo o tronco contra o chão, deixando que se forme uma leve curva na pélvis, e estique a parte inferior das costas.

7 Dobre os joelhos e, se não conseguir formar a curva na pélvis logo à primeira vez, comprima os calcanhares contra o chão. A parte anterior do pescoço e da cintura elevam-se suavemente do chão, reassumindo as suas curvas naturais, e ficando nessa posição sem esforço. Tenha em conta que o corpo deve estar completamente suportado pelo chão e que não precisa de «segura-lo», mas pelo contrário, deixá-lo ficar. Isto não será fácil se você sofre de dores das costas, porque é natural que loque nalguma zona sensível. Mas a esses momentos desagradáveis segue-se um grande alívio porque os músculos tensos distendem-se e a corrente sanguínea circula pela zona dolorosa, cumprindo a sua tareia curativa.

8 Quando se forma a curva na pélvis as coxas tenderão naturalmente a virar-se para fora, mas é natural que ao princípio o movimento tenha de ser feito voluntariamente. Vire as pernas para fora de modo que os joelhos fiquem de costas. Sacuda os joelhos devagar até os sentir completamente aliviados.

9 Faça os pés moles a partir dos tornozelos. Faça primeiro 2 pequenos movimentos para ter a sensação de pés completamente descontraídos. Avance devagar os calcanhares ainda mais devagar, estique os dedos dos pés para a frente.

No Comments

Post a Comment