Top

Costas, pescoços e ombros

images 291 - Costas, pescoços e ombros

Costas, pescoços e ombros

1 A pessoa que vai ser massajada deve ler os braços ao lado ou dobrados para a frente e as mãos à frente da cabeça. Você está de pé a um dos lados, mais ou menos à altura da cintura. Coloque as palmas das mãos na parte mais frágil das costas, com os polegares colocados de cada lado da coluna. Faça dois movimentos de pressão profunda junto à coluna, em direcção ao pescoço, alargando para fora na direcção do ombro. Repila 2 vezes, afastando de cada vez um pouco mais as mãos da coluna: termine os 2 movimentos de pressão nas axilas e não nos ombros.

2 Amasse a parte superior das costas e dos ombros, usando as duas mãos ou uma só para cada ombro. Trabalhe integralmente essa zona, incluindo a massa musculosa da parte de cima do braço (em baixo). Faça em seguida o movimento erguer do músculo na mesma zona.

3 Friccione com os polegares ou os outros dedos onde for necessário, geralmente, em volta das omoplatas, da parte superior das costas e ombros.

4 Assente uma mão sobre as costas da outra pessoa imediatamente acima da coluna, atendendo a que você está de lado e faça força com a outra mão sobre a primeira. Faça movimentos de pressão profunda no sentido exterior, a partir da coluna. Repita, até ter trabalhado diagonalmente as costas desde as nádegas até à axila, trabalhando com cuidado na omoplata visto que nessa região há menos músculo.

5 Com uma mão assente sobre a outra friccione com a palma da mão as nádegas, esticando bem os bravos. Trabalhe as nádegas com grandes movimentos circulares. Utilize ambas as mãos visto que a massa muscular  grande, embora seja susceptível de acumular tensão, e difícil de detectá-la.

6 Repita a sequência de pressionar profundamente.

7 Faça o movimento de golpear nas costas e nos ombros, concentrando-se nas zonas musculosas ou gordas, mas evite as costelas inferiores.

8 Coloque os polegares de cada lado da coluna, na base do pescoço, pressione profundamente ate à parte de cima do pescoço, afastando os polegares para o lado em cada movimento de pressão.

9 Amasse e puxe o musculo do pescoço no sentido do comprimento, com a mão em baixo e a outra em cima.

10 Assente uma mão sobre a cabeça da pessoa que está a massajar. Com o polegar da outra mão, friccione onde for necessário, mas concentrando os movimentos na zona que fica abaixo do crânio.

11 Com os dedos, pressione profundamente o pescoço desde a base do crânio. Termine o movimento, modulando os ombros com as mãos no fim de cada movimento.

12 Termine com uns movimentos de pressão superficial ao longo da coluna, sempre na mesma direcção.

No Comments

Post a Comment