Top

Conservação do Leite

leite interna1 - Conservação do Leite

Conservação do Leite

Leite de vaca não conservado:  O leite contém muitos nutrientes essenciais, embora seja pobre em ferro, fibras e vitaminas C e D. As bactérias presentes podem constituir um risco para a saúde.

Pasteurizado: Aquecido a não menos de 72° C durante 15 segundos. Perdem-se 10% da tiamina e 25% da vitamina C.

Homogeneizado: Faz-se passar o leite quente através de uma fina abertura, de modo que os glóbulos gordos são decompostos. Aquecimento e perda de nutrientes como para o leite pasteurizado.

TUE (Temperatura ultra-elevada): Aquecido a cerca de 130º C durante um a dois segundos. Perda de nutrientes igual à verificada no leite pasteurizado.

Leite desnatado líquido: Ao leite fresco desnatado retira-se a maior parte da gordura, bem como as vitaminas A e D. As perdas de tiamina e vitamina C são as mesmas que para o leite pasteurizado. A alguns leites desnatados líquidos adicionam-se vitaminas e proteínas.

Condensado: O leite concentrado como o leite evaporado, mas com açúcar, significa que 6 necessário menos calor para o conservar. As perdas de nutrientes são semelhantes às do pasteurizado.

Leite desnatado seco: Feito com leite ao qual foi retirada a maior parte da gordura, bem como as vitaminas A e D. Outras perdas tal como no leite pasteurizado.

Leite em pó com gordura vegetal: Estas gorduras são provavelmente hidrogenadas e por isso, saturadas.

No Comments

Post a Comment