Top

Concentração de alcool no sangue

media21114 - Concentração de alcool no sangue

Concentração de alcool no sangue

Beber moderadamente não ultrapassar 24 bebidas por semana, num máximo de 6 por dia. Beba espaçadamente durante o dia. Não ultrapasse aquela quantidade mais do que 4 dias por semana.

O nível de álcool no sangue a concentração de álcool no sangue (C.A.S.) determina o seu estado físico imediato e, às vezes, também o legal. A C.A.S. é geralmente expressa em miligramas de álcool por centenas de mililitros de sangue, ou mg %. E principalmente determinada por três coisas: a quantidade de álcool consumida, a velocidade com que se bebeu e o peso da pessoa. Para fazer um cálculo realista do nível da C.A.S. é preciso ter em conta aqueles três factores. Quanto mais tempo se levou a beber, mais baixo é o nível de C.A.S. Vários factores condicionam o índice de absorção. Se for uma bebida com elevada concentração de álcool, a absorção é mais rápida; logo o álcool das bebidas espirituosas é mais rápido de absorver que o da cerveja. O açúcar das bebidas doces retarda a absorção, ao passo que o dióxido de carbono e o bicarbonato dos espumantes e dos batidos, a acelera.
Comer uma refeição antes de beber pode atrasar a absorção. As mulheres, devido a lerem um nível de água inferior no organismo, absorvem o álcool um pouco mais rapidamente que os homens de igual peso. A mesma quantidade de bebida provoca níveis de C.A.S. mais elevados nas mulheres porque em geral elas pesam menos que os homens. Mas independentemente do índice de absorção, o álcool tem ainda de ser metabolizado. Isso ocorre a um índice bastante uniforme, que equivale à decomposição do álcool de 600 ml de cerveja de hora e meia em hora e meia. Não há processo de acelerar o metabolismo nem cura para a ressaca da bebedeira.Curar o mal com o pelo do mesmo animal, ou seja, mais álcool apenas prolonga o período da ressaca. Beber café também não ajuda, pois estudos recentes revelaram que a cafeína alia-se ao álcool para prolongar os efeitos bloqueadores do álcool nos tempos de percepção e reacção com implicações óbvias para os condutores que bebem.

O único modo de evitar um nível elevado de C.A.S.. com todas as consequências adversas, é beber moderadamente mas deve-se ter sempre presente que qualquer bebida que eleve o índice de C.A.S. acima de 20 mg aumenta o risco de acidentes e de mal-entendidos. O facto de não se sentir ébrio pode até orgulhar-se de manter a cabeça direita não é relevante quanto ao seu verdadeiro nível de C.A.S. que pode até ser elevado. A quantidade máxima que pode beber sem sofrer as consequências graves do álcool não ultrapassa as 6 bebidas por dia, distribuídas ao longo do dia não de uma assentada e nem numa hora. Pode fazer esse consumo, no máximo 4 dias por semana.

No Comments

Post a Comment