Top

Como se medita

meditação - Como se medita

Como se medita

A síntese dos sistemas de meditação, tal como o Dr. Benson os definiu, para  serem eficazes é a seguinte (o processo total leva pelo menos 15 minutos):

1 Sente-se ou deite-se numa posição cómoda.

2 Feche os olhos.

3 Relaxe todos os músculos, começando pelos pés até à cara. Mantenha-os relaxados mesmo que tenha de repetir o processo. Terá maior facilidade de contrair os músculos antes de os relaxar. Não se preocupe com a profundidade do nível de relaxamento; deixe-se simplesmente ficar na total passividade e o relaxamento tomará conta de si com o seu próprio ritmo.

4 Respire pelo nariz. Tome consciência da sua actividade respiratória. Quando expirar, diga de si para si, silenciosa e lentamente, «um». Respire com facilidade e naturalidade. Continue durante 10 ou 20 minutos. Quando surgirem pensamentos distractivos, tente ignorá-los, não se detendo neles e voltando a repetir «um».

5 Quando terminar, não se ponha de pé imediatamente, mas continue sentado ou deitado tranquilamente durante vários minutos, primeiro com os olhos fechados, depois abertos.

O Dr. Benson designa a reacção aos métodos de meditação por «reacção do relaxamento», porque a considera o antídoto natural à reacção do stress. Entende que, concentrando a atenção, separada da actividade do pensamento e da percepção, os que meditam conseguem estar mais despertos mesmo quando mergulhados numa fase mais profunda de relaxamento do que quando estão a dormir. É conveniente sublinhar que, embora seja possível aprender a meditar lendo livros sobre o assunto, para começar é melhor consultar um professor qualificado, que verificará o método mais indicado para si; isso é particularmente indicado para os métodos descritos a seguir. A maioria das pessoas pode aprender uma técnica como a descrita atrás, depois de receber as instruções durante uma hora, seguindo-se um período experimental.

No Comments

Post a Comment