Top

Como combater a insónia

images 103 - Como combater a insónia

Como combater a insónia

Estando os comprimidos para dormir desacreditados, permanece a pergunta: qual a resposta para a insónia? Há uma série de possibilidades sobre as quais vale a pena reflectir.

A primeira respeita ao seu padrão de sono anterior, que em boa parte ficou estabelecido nos primeiros anos de vida. A cama em que dorme e o que faz antes de dormir são também importantes. Quer o ritual consista em tomar um banho, ler, fazer amor, rezar ou até na maneira como se deita na cama. qualquer variação é suscepível de perturbar o sono por isso é preciso analisar o padrão de sono vigente antes de a insónia se ter instalado. Este processo permite muitas vezes identificar as causas evidentes de alteração e restabelecer o esquema habitual de preparação para o sono.

Se a alteração for acordar às primeiras horas da noite, é muitas vezes melhor levantar-se do que ficar deitado e a afligir-se. Se as condições de vidão permitem, faça uma sesta ao meio do dia. Isto não prejudicará a possibilidade de dormir bem nessa noite, mas, pelo contrário, ao contribuir para restaurar o relaxamento, está a aumentá-la. Quando não for possível dormir de tarde, tente fazer exercícios físicos ou auto-instruções ou meditação: consulte o capítulo. Como descontrair existe uma série de métodos que pode pôr em prática. Se o problema persistir, pode estar em causa uma doença depressiva, por isso consulte um médico. Sexo a mais ou a menos é uma área importante de stress suscepível de provocar insónias e que carece de conselhos de um especialista. Há especialistas que aconselham os solitários a masturbarem-se, mas esse é um conselho a que muita gente oferece resistência. Qualquer que seja o problema, requer conselhos individuais; é necessário consultar um médico. O exercício físico e a nutrição desempenham também papel importante no restabelecimento do padrão normal do sono. Procure garantir a prática de exercícios físicos adequados, mas não imediatamente antes de se deitar, a menos que isso faça parte do seu ritual para dormir. Procure fazer um regime alimentar equilibrado que inclua cerca de 45 g de proteínas por dia. Não beba chá nem café antes de ir para a cama visto que a cafeína contida nessas bebidas actua como estimulante: em vez disso, tente um chá de ervas ou beba leite quente. Há pessoas que sofrem de insónias cujo sangue tem baixo nível de açúcar; essa doença, a hipoglicémia pode ser provocada por ingestão de muita comida com grande quantidade de açúcar refinado; portanto, reduza esses alimentos. Outros investigadores descobriram que os doentes de insónias têm níveis baixos de ácido nicotínico, vitaminas B6 e B12, zinco, cálcio, magnésio e manganésio, o que indica regime alimentar deficiente. O conselho que em geral se dá é a consulta de um médico nutricionista.

A falta de triptófano, aminoácido essencial, pode também provocar problemas de sono (há casos raros em que o excesso pode ter o mesmo efeito, mas, geralmente encontra-se neutralizado num corpo saudável). Como proteína que é, e como tal fazendo parte dos alimentos ricos em proteínas, o triptófano deve ser fornecido pelo regime alimentar. Ajuda a produzir a serótina do organismo, substância essencial para o sono. Quem sofre de insónias devia tomar uma dose de 1 g de triptófano 20 minutos antes de se deitar (se não der resultado não persista indefinidamente.)

No Comments

Post a Comment