Top

Comida Chinesa

comida chinesa1 - Comida Chinesa

Comida Chinesa

Alguns conhecedores afirmam que os Chineses são, provavelmente, os melhores cozinheiros do mundo. Comer é uma importante preocupação dos Chineses e uma forma de distracção. Apesar de alguns pratos tão conhecidos como o porco doce e picante, há relativamente pouco açúcar na cozinha chinesa e raramente se encontra qualquer tipo de pudim ou sobremesa. Igualmente, embora possam aparecer no menu comidas fritas, a comida chinesa tem geralmente pouca gordura, em parte porque o formato do recipiente onde se conserva a quantidade de gordura ou óleo necessários num mínimo, mas sobretudo porque os Chineses comem grandes quantidades de arroz, que equilibra as partes mais gordas da refeição. As refeições chinesas não são constituídas por pratos separados, em vez disso, todos os pratos sopas, carne, peixe, vegetais, ovos, arroz e criação aparecem em conjunto, em pequenas porções, voltando-se a encher a tigela, se e quando necessário. O resultado geral e que a quantidade de gordura da alimentação é pequena, em relação à quantidade de arroz ingerido. (Quando os ocidentais se queixam de que os alimentos chineses os deixam com a sensação de estarem -vazios, isso deve-se ao facto de geralmente não terem comido arroz suficiente.)

Os líquidos, principalmente sopas e contínuas chávenas de chá desempenham um papel importante na cozinha tradicional chinesa, como complemento do arroz seco e para ajudar a engoli-lo. A carne, peixe, aves e vegetais são preparados de muitas maneiras diferentes, para que a refeição apresente uma combinação contrastante de alimentos fritos, cozidos a vapor, fumados e humedecidos.

Os Chineses gostam muito de ingredientes que realcem o sabor, como gengibre, alho ou cebola, molho de soja e glutamato monossódico (GMS) um sal branco e cristalino. Utilizam-nos do mesmo modo por que nós usamos o sal e a pimenta. (O GMS usa-se às mãos cheias há milhares de anos na cozinha chinesa, porque tem uma maneira invulgar de fazer realçar o sabor. Pensa-se que o GMS em grandes quantidades seja a causa do síndroma dos restaurantes chineses- ou -doença de Kwok, palpitações, suores e tonturas, que se manifestam nas pessoas susceptíveis, esses sintomas passam, não provocando, aparentemente, efeitos a longo prazo. Além disso, aparecem um ou dois pratos naturalmente salgados, como o peixe fumado e o pato seco, nas refeições chinesas, porque os elementos principais da alimentação chinesa, como o arroz e os vegetais, têm muito baixo teor de sal.

 

No Comments

Post a Comment