Top

Cancro

2566 Cancerdepecho - Cancro

Cancro

Não é apenas uma doença, mas várias implicando um crescimento anormal e descontrolado das células. Uma em cada cinco pessoas morre de cancro, numa ou noutra das suas 200 formas identificáveis (desenvolve-se numa em cada três pessoas). Pouco se sabe acerca das causas do cancro, mas suspeita-se há muitos anos que a alimentarão desempenha um papel importante em relação a certos tipos de cancro. Existem diversos factores ligados com as diferentes formas de cancro.

Cancro de mama

Este tipo de cancro é o principal responsável pela morte de mulheres nas idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos. A doença ataca uma mulher cm cada 17 na Inglaterra: uma em cada 30 morre devido a ela. Nos ELA conta-se em cada ano, algo como 90 000 novos casos de cancro da mama. As mulheres com mais de 20 anos deverão observar os seios, procurando caroços, pelo menos uma vez por mês e consultar um médico no caso de descobrirem qualquer motivo de preocupação. Quatro em cada 5 caroços são geralmente inofensivos, mas os que não são necessitam de tratamento o mais rapidamente possível. Este tipo de cancro também está ligado à sobrenutrição, especialmente a grande absorção de gorduras. As raparigas que devido á boa alimentarão, crescem rapidamente e são menstruadas cedo. Têm uma tendência ligeiramente superior para contrair cancro da mama mais tarde. As alterações no equilíbrio das hormonas (causadas por demasiada gordura ou demasiada energia total) podem provocar uma predisposição para contrair esta doença. Também existem outros factores importantes: há uma menor percentagem entre as mulheres que tiveram o seu primeiro filho aos 25 anos. Uma mulher que se conserva dentro do peso ideal para a sua altura e tem o primeiro filho entre os 20 e os 30 anos tem menos hipótese de contrair o cancro da mama.

Cancro do cólon/recto

Este tipo de cancro mata mais pessoas nos EUA que qualquer outro e, na Inglaterra, está em segundo lugar, a seguir ao cancro do pulmão. Mesmo assim, nos EUA mais de 40% das pessoas que sofrem de cancro do cólon ainda estão vivas 3 anos após a doença ser diagnosticada e (tal como com todos os cancros) quanto mais cedo forem tratadas melhores perspectivas de sobrevivência têm. Na Africa e na Asia este tipo de cancro é muito menos vulgar que nos países ocidentais, onde cada vez faz mais vitimas. Esta doença parece estar relacionada com a alimentação com elevado teor de gordura e baixo conteúdo de libras, típica dos países desenvolvidos. A explicação poderá consistir no facto de as bactérias das fezes que passam através do cólon produzirem uma substância que provoca o cancro. Sendo assim, as fezes concentradas e de movimentarão lenia Hípicas das pessoas que ingerem alimentos com baixo teor de fibras) poderão produzir carcinogénicos mais concentrados que permanecem em contacto com o revestimento do recto e do cólon durante longo tempo. Diminua a ingestão dos alimentos gordurosos, aumente a quantidade de fibras da sua alimentação, ingerindo maior quantidade de alimentos.

Cancro do fígado/estômago

O cancro do fígado é uma doença rara mas o cancro do estômago ainda vitima mais de 13 000 pessoas por ano na Inglaterra. A nível mundial, o cancro do estômago está em declínio, mesmo no Japão, onde esta doença é 20 vezes mais vulgar do que nos EUA ou no Canadá. Existem fortes suspeitas de que certos tipos de alimentos bolorentos possam ser carcinogénicos (cancerígenos). Os amendoins bolorentos, por exemplo, contêm aflatoxina, que é um conhecido carcinogéneo. Pensa-se que o desenvolvimento do cancro no fígado ou estômago esteja relacionado com a ingestão de alimentos contaminados por essas toxinas. A diminuição de mortes resultantes destes tipos de cancro reflecte provavelmente a melhoria dos métodos de conservação dos alimentos nas últimas décadas. Convém jogar pelo seguro, deitando fora qualquer alimento que tenha criado bolor: não se pode determinar a vista desarmada quais os bolores que são perigosos. Se ingerir grande quantidade de cereais integrais e alimentos macrobióticos, abasteça-se num fornecedor de confiança com bastante movimento.

No Comments

Post a Comment