Top

Cálculo Biliares

200 vesiculaCalculos rotulo268 - Cálculo Biliares

Cálculo Biliares

Uma das funções do fígado é produzir bílis, um fluido necessário para ajudar a digerir as gorduras A bílis fica armazenada num pequeno saco perto do fígado, chamado vesícula biliar. Os deposito endurecidos de sais de cálcio e colesterol que se podem formar dentro da vesícula biliar chamam-se cálculos biliares. A maior parte dos cálculos biliares não provoca perturbação alguma, desde que permaneçam dentro da vesícula. Os que constituem problema são aqueles que tentam sair da vesícula biliar para o canal biliar do caminho que a bílis percorre ate ao duodeno. Isto ocorre com cerca de um terço dos cálculos e pode ser extremamente doloroso.

Os cálculos biliares são uma das doenças mais vulgares do países desenvolvidos e está a tornar-se cada vez mais frequentes. As mulheres são as vítimas principais. Antigamente, a doente típica costumava ser gorda, quarentona e fértil, actualmente e mais susceptível de ser jovem, tomar contraceptivos e fazer dieta. As hormonas sexuais femininas parecem favorecer a formação de cálculos biliares, e o tratamento com estrogénios mesmo em pequenas doses, utilizados em certas pílulas contraceptivas, duplica os riscos. A pílula também tem tendência para fazer engordar as mulheres, impedindo a ovulação e a onda de metabolismo que se lhe segue, pelo que o seu uso e frequentemente acompanhado de períodos de dieta.

As jovens do sexo feminino que fazem dieta passam frequentemente por períodos de jejum, e cortam os alimentos que contêm hidratos de carbono, como o pão e as batatas. O jejum tem tendência a elevar a saturação de colesterol na bílis, e o cone dos alimentos amiláceos significa um cone na ingestão de fibras. Isto produz uma menor produção de sais biliares (necessários para evacuar o excesso de colesterol) e um maior perigo de formação de cálculos biliares.

Não tem qualquer utilidade cortar a quantidade de alimentos com elevado teor de colesterol. Em vez disso, convém que conserve tanto quanto possível peso adequado à sua altura e comer grande quantidade de cereais integrais e alimentos com elevado teor de fibras. Se tiver excesso de peso, convém fazer uma dieta sensata sem fazer jejum.

No Comments

Post a Comment