Top

As fibras em actuação

lentilha fibra 600 - As fibras em actuação

As fibras em actuação

Boca

As fibras dos aumentos tornam necessária maior mastigação o que estimula a produção de saliva Esta ajuda a neutralizar o ácido formado nos dentes, reduzindo a cárie. A maior mastigação toma mais lenta a ingestão e ajuda a diminuir as calorias, se se comer menos.

Vesicula Biliar

Mais fibras na alimentação poderão reduzir a saturação da bílis, havendo menor propensão para a formação de cálculos biliares.

Intestino Delgado

A digestão é mais lenta e a absorção de energia, provavelmente a partir de gorduras, é inferior, numa alimentação com elevado teor de fibras: são absorvidas cerca de 92.5 calorias por cada 100 ingeridas, em comparação com as 98 de uma alimentação com baixo teor de fibras.

Recto

Uma quantidade demasiado pequena de fezes provoca a obstipação, pois o sinal dado aos músculos para a evacuação é fraco. As fezes mais moles e mais volumosas resultantes de uma alimentação à base de fibras passam com mais facilidade e ajudam a evitar as hemorroidas, veias varicosas e possivelmente, o cancro do recto.

 Estomago

O estômago sente-se mais cheio, pois o volume é maior, após a ingestão de alimentos com fibras. Isto deve-se parcialmente ao excedente de saliva e à maior produção de sucos gástricos. As fibras também absorvem e retêm água. Esta sensação de “enchimento” ajuda-nos a comer menos.

Intestino Grosso

Com uma alimentação com baixo teor de fibras, a pressão no interior do cólon tem tendência a aumentar, o que pode produzir doença diverticular. A colite, ou «síndroma dos intestinos irritáveis, com os seus sintomas de distensão, cólicas, diarreia e obstipação alternadas, melhora geralmente com elevado teor de fibras. Os hábitos intestinais em geral tomam-se mais regulares quando a alimentação contém grande quantidade de fibras.

Outras Ligações

Há algumas provas de que o tipo de diabetes vulgar entre os adultos com excesso de peso se encontra menos frequentemente entre as pessoas que fazem uma alimentação com elevado teor de fibras. A alimentação com baixo teor de fibras tem sido relacionada com as doenças cardíacas.

No Comments

Post a Comment